Quais são os benefícios da gestão de pessoas no canteiro de obras?

Melhorar o gerenciamento das obras e garantir que os colaboradores executem um trabalho com qualidade e sem atrasos, são alguns dos desafios dos gestores da construção civil.

Leia também: Gerenciamento de obra: de micro a macro processos

Nesse cenário, a gestão de pessoas no canteiro de obras é extremamente importante. Ela tem como objetivo aplicar práticas para melhorar o desempenho dos colaboradores, através de condições necessárias para seu desenvolvimento e motivação. Dessa forma, é possível aumentar a produtividade, diminuir gastos, economizar recursos e seguir o cronograma.

5 benefícios da gestão de pessoas

É possível afirmar que o sucesso no gerenciamento da obra está relacionado com a maneira como é feita a gestão de pessoas. Infelizmente, o famoso turnover é muito comum nos canteiros de obras, assim como faltas e atrasos. Mas, com colaboradores motivados, esses índices tendem a diminuir cada vez mais.

Existem seis benefícios proporcionados pela gestão de pessoas que ajudam nesse sentido.

1. Equipe mais satisfeita

Ao incentivar o entusiasmo, por meio de benefícios, capacitação e líderes empáticos, a empresa aumenta a satisfação dos colaboradores, fazendo com que eles tenham uma visão positiva do trabalho. Para manter essa satisfação, é importante que o gestor reconheça os feitos do time e de cada um dos funcionários.

2. Ganho de produtividade

Um profissional que se sente estimulado é muito mais eficiente. Dessa forma, será muito mais fácil manter um trabalhador focado se ele estiver contente com a gestão. Além disso, a dedicação, assim como não ter que fazer novas contratações durante a obra, também colaboram para o aumento da produtividade.

3. Menos acidentes no local de trabalho

O dia a dia na construção civil envolve alguns riscos. Por isso, precisa de uma garantia de segurança para os trabalhadores. Essa preocupação, junto com a contratação de um seguro de vida para o grupo, define uma boa gestão de pessoas.

4. Melhor aproveitamento de recursos

Proporcionar cursos de capacitação é importante em vários aspectos, entre eles o uso consciente e otimizado de recursos. Com o treinamento, os trabalhadores aprendem a diminuir perdas que geram custos para a construtora.

5. Diminuição de gastos

Com o melhor aproveitamento dos recursos, diminuição de riscos no canteiro e o aumento da produtividade e da satisfação do time, há uma diminuição de custos. Por isso, investir em gestão de pessoas traz resultados efetivos para o negócio.

Leia também: Conheça os fatores externos que podem atrapalhar a produtividade na construção civil

A Construtora Ubiratan

Fundada em 1972, a Construtora Ubiratan está ligada desde o início à expansão da infraestrutura do país. Aliando o espírito empreendedor com a prestação de serviços de qualidade, a empresa se consolidou ao longo de sua história por meio da realização de obras diversas, passando desde a área da saúde, educação, segurança pública, edificações industriais e comerciais.

Com o passar dos anos, além da expansão dos serviços prestados, a Ubiratan também ampliou suas áreas de atuação, passando a ter negócios também no interior de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de também atuar como incorporadora focando nas regiões da Grande São Paulo e litoral paulista. 

Consolidada no mercado de construção civil, a Ubiratan possui como principais características a atuação em variados setores, sempre mantendo a excelência construtiva ao lado de ótimo custo-benefício. Conheça nosso perfil do Instagram, página do Facebook e LinkedIn!

Rolar para o topo