aumento no preço dos materiais

Aumento no preço dos materiais preocupa a construção civil

A construção civil é um dos setores que vem liderando a recuperação econômica do país, mas se mostra preocupado quanto o aumento no preço dos materiais. De acordo com um levantamento feito pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), a alta no valor do cimentou foi sentida por 95% dos empresários consultados.

Leia também: O mercado da construção civil aposta na sustentabilidade para recuperação econômica

Dentre outros materiais, 87% dos participantes perceberam um aumento no preço do aço, 90% no preço dos cabos elétricos, 80% no preço dos blocos cerâmicos e 81% no preço do concreto.

A pesquisa ainda aponta que a construção referente a pequenas obras e reparos feitos em casas e apartamentos – responsável pela compra de quase 80% dos materiais – será um dos segmentos mais afetados. 

O que provocou o aumento no preço dos materiais?

Houve um aumento no volume de pequenas obras e reformas durante o período da pandemia e isso pode estar relacionado com a alta no preço de alguns materiais de construção. Além disso, também há influência dos reajustes de inflação e aumento dos custos operacionais por conta da implementação de normas sanitárias e afastamento parcial dos funcionários.

Especificamente referente às matérias-primas, a pandemia gerou aumento e escassez nos preços de vários itens, principalmente dos que dependem de importação. Aço e cobre, por exemplo, seguem referenciais de preços internacionais e são impactados pela cotação do dólar.

É possível afirmar que a volta do patamar de preços dependerá da regularização de fornecimentos de matéria-prima e da retomada progressiva das atividades econômicas no Brasil e no mundo. Fora isso, há ainda a influência da oferta e da procura do mercado, que pode mudar de forma mais agressiva em alguns setores.

Leia também: Investimento na construção civil ganha confiança nos últimos meses

 A Construtora Ubiratan

Fundada em 1972, a Construtora Ubiratan está ligada desde o início à expansão da infraestrutura do país. Aliando o espírito empreendedor com a prestação de serviços de qualidade, a empresa se consolidou ao longo de sua história por meio da realização de obras diversas, passando desde a área da saúde, educação, segurança pública, edificações industriais e comerciais.

Com o passar dos anos, além da expansão dos serviços prestados, a Ubiratan também ampliou suas áreas de atuação, passando a ter negócios também no interior de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de também atuar como incorporadora focando nas regiões da Grande São Paulo e litoral paulista. Consolidada no mercado de construção civil, a Ubiratan possui como principais características a atuação em variados setores, sempre mantendo a excelência construtiva ao lado de ótimo custo-benefício. Conheça nosso perfil do Instagram, página do Facebook e LinkedIn!

Rolar para o topo