Entenda como o decreto n°10.306 impacta a construção civil

O BIM (Building Information Modeling) tem crescido no mundo todo e as ações para estimular o seu uso já é algo sem volta. É possível afirmar que o BIM é o futuro da construção civil, principalmente por conta do decreto nº10.306, de abril de 2020, que reforça essa prática no Brasil.

Leia também: Entenda por que a construção industrializada virou tendência no canteiro de obras

Em português, a sigla significa Modelagem da Informação na Construção – é o novo conceito relacionado a projetos para construções. Diferente dos desenhos tradicionais em 2D, o conceito BIM trabalha com modelos em 3D, que são mais fáceis de entender e mais fiéis ao produto final.

Resumidamente, o decreto nº10.306 define que o BIM deve ser utilizado na realização direta ou indireta de serviços e obras de engenharia de construções públicas federais. Esse decreto está de acordo com a Estratégia BIM BR, um conjunto de soluções do governo para impulsionar a ferramenta como obrigatória na construção civil.

O decreto nº10.306 passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2021.

Decreto n°10.306 e o impacto na construção civil

Apesar de todo o mercado da construção civil ser afetado, são as grandes empresas que precisam ficar atentas ao decreto, já que elas devem se adaptar aos novos padrões para continuar no mercado. Aquelas que ainda não fizeram a transição para o uso do BIM, precisam começar o quanto antes, até porque existe um tempo de aprendizado em seu uso para conseguir executar projetos nele com excelência.

No caso das pequenas e médias construtoras, se ajustar ao BIM é importante para conseguir crescer, uma vez que o caminho natural é que os projetos privados também precisem dessa tecnologia.

Leia também: Conheça as tendências do mercado da construção civil

A Construtora Ubiratan

Fundada em 1972, a Construtora Ubiratan está ligada desde o início à expansão da infraestrutura do país. Aliando o espírito empreendedor com a prestação de serviços de qualidade, a empresa se consolidou ao longo de sua história por meio da realização de obras diversas, passando desde a área da saúde, educação, segurança pública, edificações industriais e comerciais.

Com o passar dos anos, além da expansão dos serviços prestados, a Ubiratan também ampliou suas áreas de atuação, passando a ter negócios também no interior de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de também atuar como incorporadora focando nas regiões da Grande São Paulo e litoral paulista. 

Consolidada no mercado de construção civil, a Ubiratan possui como principais características a atuação em variados setores, sempre mantendo a excelência construtiva ao lado de ótimo custo-benefício. Conheça nosso perfil do Instagram, página do Facebook e LinkedIn!

Rolar para o topo