Gerenciamento de obra: de micro a macro processos

Acompanhar o andamento de uma obra e como as tarefas estão sendo executadas é um processo contínuo, que só acaba com a entrega da construção. Apesar do gerenciamento de obra ser constante, o maior desafio para um gestor está nos detalhes, ou seja, é preciso acompanhar o todo e, também, as especificidades de cada tarefa.

Leia também: Conheça as tendências do mercado da construção civil

O gerenciamento de obra possui processos micro e macro que precisam estar conectados para garantir que nada se perca no meio do caminho.

Um elemento de destaque na visão macro é a tomada de decisões diante dos cenários apresentados e sempre aproveitar as oportunidades para estar alinhado com a estratégia da empresa. Além disso, também faz parte do processo de gerenciamento de obra a segurança dos funcionários, a qualidade da construção e a diminuição de desperdícios.

Gerenciamento de obra: entenda um pouco mais sobre esses processos

O gerenciamento de obra é um processo complexo, que envolve vária etapas e profissionais. No geral, para entender todos os campos que serão trabalhados, é preciso saber que essas etapas são divididas em quatro processos. São eles: gestão do projeto; gestão de custos; gestão de pessoas; e gestão de documentos.

Cada um deles possui uma série de tarefas que são acompanhadas por diferentes equipes para garantir que tudo ocorra como o planejado.

·         Gestão de projeto

Um projeto de construção macro possui outros micro projetos que envolvem estrutura, arquitetura, elétrica, entre outros, e a contratação de diferentes profissionais para atender a cada um deles. Dessa forma, o gestor precisa acompanhar essa etapa de contratação para garantir que os profissionais atendam as características e requisitos da obra.

O objetivo da gestão é garantir a entrega da obra com qualidade, dentro dos prazos e orçamento.

·         Gestão de custos

A gestão de custos pretende diminuir o desperdício de matéria-prima, criando uma obra mais rentável e produtiva. O gestor precisa ter controle sobre a contratação dos profissionais, compra de materiais e locação de equipamentos para garantir que nada saia do orçamento, ou seja, controle sobre etapas que geram custo para a empresa.

·         Gestão de pessoas

A gestão de pessoas deve receber atenção, pois, além de administrar o trabalho dos profissionais, o gestor de obra precisa garantir que as contratações estejam dentro da lei, já que deixar de cumprir as condições impostas pelos órgãos regulamentadores pode gerar danos para a empresa.

Além disso, ter uma gestão próxima do colaborador, motivando e incentivando as equipes, é essencial para a produtividade e o sucesso da obra.

·         Gestão de documentos

A gestão de documentos é uma das atividades mais burocráticas. É preciso ter um amplo conhecimento sobre normas, leis, regulamentações e outros aspectos legais que necessitem de documentos específicos, já que a construção deve estar em dia com o cumprimento das obrigações trabalhistas, fiscais, ambientais e tributárias.

Esse controle evita paralisações, multas, embargos e outros tipos de penalidades que podem atrasar ou até suspender a obra.

Leia também: Saiba tudo sobre os aplicativos de construção civil

A Construtora Ubiratan

Fundada em 1972, a Construtora Ubiratan está ligada desde o início à expansão da infraestrutura do país. Aliando o espírito empreendedor com a prestação de serviços de qualidade, a empresa se consolidou ao longo de sua história por meio da realização de obras diversas, passando desde a área da saúde, educação, segurança pública, edificações industriais e comerciais.

Com o passar dos anos, além da expansão dos serviços prestados, a Ubiratan também ampliou suas áreas de atuação, passando a ter negócios também no interior de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de também atuar como incorporadora focando nas regiões da Grande São Paulo e litoral paulista. 

Consolidada no mercado de construção civil, a Ubiratan possui como principais características a atuação em variados setores, sempre mantendo a excelência construtiva ao lado de ótimo custo-benefício. Conheça nosso perfil do Instagram, página do Facebook e LinkedIn!

Rolar para o topo