papel social da engenharia civil

Pandemia reafirma a importância do papel social da engenharia civil

Com a propagação do coronavírus em 2020, o mundo se viu, e ainda se vê, diante de grandes desafios, como o aumento do desemprego, além da carência de hospitais equipados e de novas estruturas de saúde, para abrigar os doentes. Diante desse complexo cenário, reafirmou-se o papel social da engenharia civil, que prontamente se colocou à disposição de cidades, profissionais da saúde e da população, para erguer hospitais de campanha.

Leia também: Investimento na construção civil ganha confiança nos últimos meses

As forças-tarefas exercidas pela engenharia civil renderam novos leitos pelo mundo todo. Além do Brasil, ergueu-se hospitais de campanha em países como o Chile, Itália, Espanha, Guatemala e Somália para amparar o cuidado, o tratamento e a cura simultânea de centenas de pessoas que novamente podem ver seus entes queridos. 

Forças-tarefas empregaram inúmeros trabalhadores

papel social da engenharia civil

Outra adversidade causada pela pandemia é o desemprego em massa, principalmente na população de baixa escolaridade, que com essas iniciativas tiveram a chance de continuar levando o sustento para casa. Como bem pontuou Francis Bogossian, presidente da Academia Nacional de Engenharia (ANE Brasil), em certa ocasião, deve-se levar em consideração que a construção reduz a marginalidade, cumprindo desta forma um grande e importante papel social para o desenvolvimento. 

Leia também: Último índice publicado pela FGV aponta para recuperação da confiança da construção

A Construtora Ubiratan

Fundada em 1972, a Construtora Ubiratan está ligada desde o início à expansão da infraestrutura do país. Aliando o espírito empreendedor com a prestação de serviços de qualidade, a empresa se consolidou ao longo de sua história por meio da realização de obras diversas, passando desde a área da saúde, educação, segurança pública, edificações industriais e comerciais.

Com o passar dos anos, além da expansão dos serviços prestados, a Ubiratan também ampliou suas áreas de atuação, passando a ter negócios também no interior de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de também atuar como incorporadora focando nas regiões da Grande São Paulo e litoral paulista. 

Consolidada no mercado de construção civil, a Ubiratan possui como principais características a atuação em variados setores, sempre mantendo a excelência construtiva ao lado de ótimo custo-benefício. Conheça nosso perfil do Instagram, página do Facebook LinkedIn!

Rolar para o topo