tecnologias sustentáveis

Saiba mais sobre as tecnologias sustentáveis usadas na construção civil

Sustentabilidade é um tema muito importante nos dias de hoje, principalmente na construção civil, um dos setores destaques da economia do país e que mais usa recursos naturais e energia. Não somente no Brasil, mas no mundo, empresas estão buscando utilizar tecnologias sustentáveis – que são menos prejudiciais ao meio ambiente – em suas obras, sejam elas comerciais, residenciais ou industriais.

Leia também: O mercado da construção civil aposta na sustentabilidade para recuperação econômica

No ramo de energia solar, houve um aumento no uso de painéis fotovoltaicos no Brasil, que apresentaram baixa de 12% no valor, mesmo com a alta do dólar. Pensando nisso, o governo brasileiro criou uma medida que entrou em vigor no dia 1º de agosto e que anula o imposto sobre importação de painéis solares. Além disso, é uma grande oportunidade de negócio para o mercado de energia solar que deve tornar a energia fotovoltaica cada vez mais competitiva.

Placas de silício e de alumínio também estão entre as tecnologias sustentáveis

Os sistemas de placas de silício como tecnologia sustentável, tem sido usado em residências, indústrias e usinas dos mais diversos segmentos, inclusive no setor náutico.

É o caso da Marina Itajaí, no litoral de Santa Catarina, um dos primeiros conjuntos náuticos do Brasil a usar painéis solares. Foram instalados 240 módulos fotovoltaicos fabricados em silício policristalino com 345 WP de potência cada, proporcionando uma diminuição de até 50% no consumo de energia elétrica.

Já para empreendimentos que estão em fase de construção, uma outra solução são as placas de alumínio que substituem os painéis de madeira durante todo o processo de concretagem de edificações. Esse sistema diminui significativamente o uso de recursos naturais e a quantidade de resíduos gerados. Além de garantir mais eficiência, qualidade construtiva e geometria das torres, também pode ser reutilizado em outros empreendimentos.

Diante dessas tecnologias sustentáveis, é possível notar um desenvolvimento da indústria para trazer soluções eficientes que contribuem para o avanço do mercado da construção civil sem prejudicar o meio ambiente. Outro ponto importante, é que as ideias sustentáveis garantem mais conforto energético, visual e térmico para os proprietários.

Leia também: Conheça as tendências do mercado da construção civil

 A Construtora Ubiratan

Fundada em 1972, a Construtora Ubiratan está ligada desde o início à expansão da infraestrutura do país. Aliando o espírito empreendedor com a prestação de serviços de qualidade, a empresa se consolidou ao longo de sua história por meio da realização de obras diversas, passando desde a área da saúde, educação, segurança pública, edificações industriais e comerciais.

Com o passar dos anos, além da expansão dos serviços prestados, a Ubiratan também ampliou suas áreas de atuação, passando a ter negócios também no interior de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de também atuar como incorporadora focando nas regiões da Grande São Paulo e litoral paulista. 

Consolidada no mercado de construção civil, a Ubiratan possui como principais características a atuação em variados setores, sempre mantendo a excelência construtiva ao lado de ótimo custo-benefício. Conheça nosso perfil do Instagram, página do Facebook e LinkedIn!

Rolar para o topo