Lean Construction

Vantagens e aplicações do Lean Construction na construção civil

Lean Construction é um termo em inglês que caracteriza um processo de construção enxuto. Essa tendência mundial iniciou-se na década de 1980 e, desde então, vem trazendo impactos positivos para o mercado da construção civil.

Leia também: Saiba tudo sobre os aplicativos de construção civil

O objetivo é atuar considerando questões sustentáveis, ou seja, evitar desperdícios com tempo, matéria prima e dinheiro. Assim, aumentando a produtividade, melhorando a qualidades das entregas e gerando mais eficiência na rotina da obra.

A abordagem do Lean Construction engloba o uso dos princípios do pensamento clean para o ambiente da construção, abrangendo desde a gestão da produção até a conclusão do projeto. Assim, a metodologia mistura elementos de TQM (Total Quality Management, ou Gestão da Qualidade Total), JIT (Just in Time), entre outros modelos, sempre pensando em como aumentar a performance dos projetos de construção civil e, ao mesmo tempo, livrando-se de tanto desperdício.

Os princípios do Lean Construction

São cinco princípios básicos que guiam o Lean Construction durante o desenvolvimento de projetos de construção civil:

1.      Eliminar o que não acrescenta

Estamos lidando com uma construção enxuta, ou seja, será necessário cortar o desnecessário. A ideia ao adotar o Lean Construction, é otimizar os processos de uma obra, tornando o fluxo de trabalho mais direto.

2.      Agregar valor à construção

Esse é o princípio que está diretamente ligado às necessidades e às expectativas do cliente diante a construtora. Conhecer a fundo o público-alvo é uma das formas mais inteligentes de proporcionar experiências únicas e significativas ao cliente, garantindo diferencial competitivo frente ao mercado.

3.      Diminuir a variabilidade

Para profissionais da construção civil, não existe fórmula mágica. Contudo, é possível adotar padrões para melhorar o aproveitamento do tempo e diminuir desperdícios durante as etapas da obra. Preferir blocos pré-fabricados e utilizar um sistema único para instalações hidráulicas e elétricas são ações comuns do Lean Construction.

4.      Otimizar o tempo

Tornar a construção mais enxuta, quer dizer fazer mais em menos tempo, criando um ambiente mais produtivo sem desperdício.

5.      Tornar processos transparentes

Quanto mais transparente for a gestão da obra em todas as suas etapas, mais simples será a comunicação entre os envolvidos e menor será a taxa de falhas. Empregar transparência às ações significa estar sempre a procura de melhorias e aperfeiçoamento.

Leia também: Conheça as tendências do mercado da construção civil

A Construtora Ubiratan

Fundada em 1972, a Construtora Ubiratan está ligada desde o início à expansão da infraestrutura do país. Aliando o espírito empreendedor com a prestação de serviços de qualidade, a empresa se consolidou ao longo de sua história por meio da realização de obras diversas, passando desde a área da saúde, educação, segurança pública, edificações industriais e comerciais.

Com o passar dos anos, além da expansão dos serviços prestados, a Ubiratan também ampliou suas áreas de atuação, passando a ter negócios também no interior de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de também atuar como incorporadora focando nas regiões da Grande São Paulo e litoral paulista. 

Consolidada no mercado de construção civil, a Ubiratan possui como principais características a atuação em variados setores, sempre mantendo a excelência construtiva ao lado de ótimo custo-benefício. Conheça nosso perfil do Instagram, página do Facebook e LinkedIn!

Rolar para o topo