Entenda o que é biomimética e como aplicá-la na construção civil

A sociedade atual está passando por uma mudança no jeito de consumir e viver, se preocupando mais com a sustentabilidade. No mercado da construção civil, um dos movimentos que pretende reduzir o impacto no meio ambiente é a biomimética.

Leia também: Entenda por que a construção industrializada virou tendência no canteiro de obras

O termo biomimética vem do grego bios, que significa vida, e mimésis, que quer dizer imitação. O objetivo principal dessa técnica é criar empreendimentos inteligentes e sustentáveis por meio do estudo e da reprodução ou inspiração das soluções da natureza. Apesar de ser considerado um procedimento moderno, suas aplicações datam há séculos, quando os humanos observavam o funcionamento das estruturas da natureza e recriavam.

Além de ser um princípio ético, as construções ecológicas vêm se tornando uma obrigatoriedade imposta pelos clientes. Dessa forma, para que uma construtora se mantenha competitiva no mercado, precisa adotar práticas sustentáveis nas suas construções.

Como funciona a biomimética na construção civil?

Para atingir os objetivos da biomimética, o ideal é se inspirar em um ecossistema ou ser vivo da região onde a obra está sendo construída.

Pensar de forma sustentável e se apoiar nos conceitos da biomimética, não é apenas uma das tendências de engenharia civil, mas sim uma exigência do mercado atual. Com isso, a construtora se mantem competitiva no mercado, respeita o meio ambiente e garante uma qualidade de vida melhora para o seus consumidores.

Leia também: Saiba mais sobre as tecnologias sustentáveis usadas na construção civil

A Construtora Ubiratan

Fundada em 1972, a Construtora Ubiratan está ligada desde o início à expansão da infraestrutura do país. Aliando o espírito empreendedor com a prestação de serviços de qualidade, a empresa se consolidou ao longo de sua história por meio da realização de obras diversas, passando desde a área da saúde, educação, segurança pública, edificações industriais e comerciais.

Com o passar dos anos, além da expansão dos serviços prestados, a Ubiratan também ampliou suas áreas de atuação, passando a ter negócios também no interior de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de também atuar como incorporadora focando nas regiões da Grande São Paulo e litoral paulista.

Consolidada no mercado de construção civil, a Ubiratan possui como principais características a atuação em variados setores, sempre mantendo a excelência construtiva ao lado de ótimo custo-benefício. Conheça nosso perfil do Instagram, página do Facebook e LinkedIn!

Rolar para o topo