construção ecoeficiente

O que é e como projetar uma construção ecoeficiente?

A preocupação com a degradação do meio ambiente e o esgotamento de recursos naturais têm gerado uma mudança no estilo de vida de muitas pessoas. Por isso, com o objetivo de adotar alternativas mais sustentáveis, surgiu o conceito de construção ecoeficiente. 

Leia também: Ecotelhado: o que é e quais as vantagens desse conceito

Uma construção ecoeficiente precisa utilizar aspectos como: diminuir a quantidade de lixo gerado na construção, utilizar ventilação e iluminação natural, e gastar pouca energia. Além disso, é importante utilizar materiais que sejam renováveis e contribuam para o conforto da edificação. 

Nesse tipo de construção, é preciso garantir uma boa qualidade de vida e atender as necessidades dos consumidores, sempre prezando pelo meio ambiente. Dessa forma, constrói-se uma edificação sustentável e eficiente ao mesmo tempo. 

De maneira geral, uma construção ecoeficiente é mais produtiva e possui melhor qualidade em questões de eficiência energética e termoacústica, usando menos recurso e com baixo desperdício de insumos.

Como projetar uma construção ecoeficiente? 

Uma construção ecoeficiente passa por todas as etapas da edificação. A principal delas é o projeto, já que é nele que todos os elementos da construção precisam ser pensados e detalhados. Quando mais atenção for dada a esses detalhes no projeto, mais sustentável e eficiente será a edificação durante a obra e quando estiver pronta. 

É importante começar estudando questões como a região e a posição onde o terreno está. Para isso, é necessário saber os locais de maior incidência de sol durante o dia e os lados do terreno que mais recebem vento. Em lugares com chuvas regulares, pode ser interessante um sistema de captação e reaproveitamento de água da chuva. 

Ainda na etapa do projeto são escolhidos os materiais renováveis que serão utilizados e processos que serão adotados para que a obra possua eficiência energética e gere a menor quantidade de resíduos possível.

Leia também: Saiba mais sobre as tecnologias sustentáveis usadas na construção civil

A Construtora Ubiratan 

Fundada em 1972, a Construtora Ubiratan está ligada desde o início à expansão da infraestrutura do país. Aliando o espírito empreendedor com a prestação de serviços de qualidade, a empresa se consolidou ao longo de sua história por meio da realização de obras diversas, passando desde a área da saúde, educação, segurança pública, edificações industriais e comerciais.

Com o passar dos anos, além da expansão dos serviços prestados, a Ubiratan também ampliou suas áreas de atuação, passando a ter negócios também no interior de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de também atuar como incorporadora focando nas regiões da Grande São Paulo e litoral paulista.  

Consolidada no mercado de construção civil, a Ubiratan possui como principais características a atuação em variados setores, sempre mantendo a excelência construtiva ao lado de ótimo custo-benefício. Conheça nosso perfil do Instagram, página do Facebook e LinkedIn!

Rolar para o topo