ecotelhado

Ecotelhado: o que é e quais as vantagens desse conceito

A construção civil é fundamental para o desenvolvimento da infraestrutura urbana e tem adotado novos recursos para diminuir os impactos ao meio ambiente. Existem várias formas de construir gerando menos impacto ambiental, principalmente com a ajuda de novas tecnologias, como o ecotelhado.

Leia também: Saiba mais sobre as tecnologias sustentáveis usadas na construção civil

O ecotelhado consiste na utilização de plantas rasteiras para cobrir a laje de uma edificação, criando um “jardim suspenso” que contribui para o isolamento acústico e térmico da construção, além de dar mais vida e cor ao imóvel.

Junto com a vegetação, é possível instalar elementos como sistema de captação de água da chuva e produção de energia solar, tornando a construção ainda mais eficiente e sustentável.

Benefícios da aplicação do ecotelhado

As vantagens de optar por um ecotelhado inclui não só a questão da sustentabilidade, mas também da eficiência da edificação contribuindo ativamente para a melhoria do meio urbano.

·         Diminuição da formação de ilhas de calor

O sistema, além de ser esteticamente mais agradável, age como um filtro diminuindo a poluição do ar, a poluição sonora e a chance de enchentes, já que as plantas retardam o escoamento das águas da chuva para as vias púbicas.

·         Aumento de eficiência térmica, acústica e energética

A camada de vegetação também melhora a eficiência acústica e térmica do imóvel. Assim, o ambiente interno fica com uma temperatura mais agradável independente das mudanças climáticas, consumindo menos energia e melhorando a eficiência energética.  

·         Reaproveitamento da água

Quando se usa um sistema de drenagem de água da chuva, essa água pode ser reaproveitada para fins não potáveis, diminuindo os gastos de quem usufrui da construção impactando positivamente o meio ambiente.

·         Obtenção de selos e certificados

A opção pelo ecotelhado assim como outras iniciativas sustentáveis contribui para que as construtoras adquiriram certificados e selos de construção sustentável em seus empreendimentos. Alguns desses selos são o Selo Casa Azul da Caixa e Certificação Leed.

Essas certificações dão credibilidade a construtora, mostrando que ela adota métodos sustentáveis em seus empreendimentos.

Leia também: O mercado da construção civil aposta na sustentabilidade para recuperação econômica

A Construtora Ubiratan

Fundada em 1972, a Construtora Ubiratan está ligada desde o início à expansão da infraestrutura do país. Aliando o espírito empreendedor com a prestação de serviços de qualidade, a empresa se consolidou ao longo de sua história por meio da realização de obras diversas, passando desde a área da saúde, educação, segurança pública, edificações industriais e comerciais.

Com o passar dos anos, além da expansão dos serviços prestados, a Ubiratan também ampliou suas áreas de atuação, passando a ter negócios também no interior de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de também atuar como incorporadora focando nas regiões da Grande São Paulo e litoral paulista. 

Consolidada no mercado de construção civil, a Ubiratan possui como principais características a atuação em variados setores, sempre mantendo a excelência construtiva ao lado de ótimo custo-benefício. Conheça nosso perfil do Instagram, página do Facebook e LinkedIn!

Rolar para o topo